Avançar para o conteúdo principal

Afasia - Definição, Principais dificuldades e alterações e Avaliação em Terapia da Fala

Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou outras alterações a nível neurológico, tais como tumores ou traumas, podem causar afasia. A afasia é uma perturbação adquirida da linguagem causada ​​por uma lesão cerebral. Ler, escrever, ouvir e/ou falar podem ser funções afectadas, contudo, importa ressalvar que a afasia não é uma perda de intelecto, mas sim uma perda na capacidade de se comunicar.

Apesar de existirem inúmeros tipos de afasia, existem dois tipos mais comuns: a Afasia de Broca (não-fluente) e a Afasia de Wernicke (fluente).

A Afasia de Broca (não fluente) resulta de uma lesão no lobo frontal esquerdo do cérebro (área de Broca). A produção de fala fica gravemente alterada. A compreensão é geralmente menos afectada. Indivíduos com afasia não-fluente, muitas vezes, recorrem a sistemas aumentativos e alternativos de comunicação (SAAC) de forma a permitir-lhes comunicar funcionalmente.
Na Afasia de Wernicke (fluente) a lesão situa-se no lobo temporal. A compreensão fica severamente alterada. O discurso dos pacientes com afasia de Wernicke, muitas vezes, contem parafasias (erros na sequência de sílabas e/ou troca de palavras), circunlóquios (fala em torno de uma palavra), e jargon (frase fluente mas sem sentido).


    Principais alterações da linguagem que se reflectem nas interações:

   - Fraca compreensão
   - Confusão com frases longas ou instruções complexas
   - Dificuldade em responder a perguntas
   - Necessidade de repetição de indicações ou instruções
   - Dificuldade em compreender linguagem abstracta
   - Incapacidade de diferenciar alguns sons


Antes de iniciar a Terapia da Fala, cada cliente é avaliado de forma global. Através de provas específicas e padronizadas, a avaliação da linguagem tem como principal objectivo avaliar as competências preservadas e os pontos fortes e fracos nas áreas diversas áreas da linguagem, quer ao nível da expressão, quer ao nível da compreensão. 
Após o diagnóstico de afasia, o envolvimento dos familiares no processo de reabilitação torna-se fundamental para uma recuperação com melhores resultados.

A avaliação é igualmente um momento fulcral no processo, pois é aí que se determina a gravidade e o tipo de afasia. O Terapeuta da Fala estabelece depois um plano adequado ao quadro clínico e aos resultados obtidos pelo utente.

Para mais esclarecimentos, não hesite em contactar-nos em www.clinasabeanas.pt.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Brincar para melhor comunicar!

Os exercícios são baseados em brincadeiras “naturais” da infância que de acordo com investigações recentes, desenvolve naturalmente os conceitos de comunicação, sociabilização e regulação emocional. O princípio de desenvolvimento dos turnos de comunicação é tão simples como fazer rolar uma bola de uma pessoa para outra. Um ciclo de comunicação seria, “A” faz uma pergunta, “B” responde ou faz um comentário ou outra pergunta, “A” responde ou comenta de volta e assim por diante, desenrolando-se uma conversa. No desenvolvimento típico, o vai e vem de caretas e sons é o primeiro sinal de comunicação. Brincadeiras que estimulem isso irão trabalhar as funções neurológicas inerentes a este processo. Aqui ficam alguns exemplos de jogos e brincadeiras para estimular a comunicação: BATATA QUENTE : A brincadeira consiste em passar o objecto para o outro de forma rápida, como se tivéssemos uma batata quente nas mãos, podendo assim acrescentar alguma diversão ao exercício. Podem ser

Profissão: Terapeuta da Fala

A Terapia da Fala é muitas vezes associada a patologias directamente relacionadas com a Fala, como perturbações articulatórias, ou perturbações da fluência, como é o caso da gaguez. Contudo, será que o trabalho do Terapeuta da Fala se resume a tratar de crianças que não dizem os "L's" ou trabalhar com casos de gaguez? Segundo a definição do Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala da União Europeia- CPLOL (1999), o Terapeuta da Fala intervem em todas as situações de patologia de fala, voz e linguagem oral e escrita, na criança, adolescente, adulto e no idoso, independentemente da sua etiologia. A este profissional compete a prevenção, a avaliação, o tratamento e o estudo científico da comunicação humana e das perturbações a ela associadas. As principais áreas de actuação do Terapeuta da Fala são: Perturbações da Fala (Ex: Perturbações Articulatórias) Perturbações da Fluência (Ex: Gaguez) Perturbações da Linguagem Oral (Ex: Atraso do Desenv