
O que provoca nódulos vocais?

O que faz a voz "soar como nódulos vocais"?
O sintoma mais comum de nódulos vocais é a rouquidão e soprosidade. Nalguns casos mais raros, pode igualmente ocorrer odinofonia (dor ao falar). No caso dos cantores e actores, é muito frequente surgirem dificuldades em atingir determinadas notas, que anteriormente atingiam sem problema, ou em manter a altura tonal nalgumas situações.
Como são diagnosticados e tratados os nódulos vocais?
A avaliação de um otorrinolaringologista é necessária antes de iniciar a terapia da fala. A terapia para nódulos vocais é muitas vezes de curta duração (7-9 sessões), embora alguns casos requeiram mais sessões.

O tratamento começa com uma anamnese e avaliação. São abordadas as melhores práticas de higiene vocal, e inicia-se um trabalho de forma a eliminar todos os comportamentos abusivos a nível vocal. Exercícios de respiração costo-diafragmática, emissão de vogais sustentadas, exercícios de ressonância, e a diminuição da tensão laringea são algumas estratégias utilizadas para a reabilitação da voz na presença de nódulos vocais.
O treino e a prática de exercícios em casa de forma lúdica têm óptimos resultados com crianças, especialmente quando usado em simultâneo com um sistema de recompensa por bom comportamento vocal.
O repouso vocal por si só não será suficiente para tratar nódulos vocais. Se os nódulos vocais não forem tratados, pode agravar a sua condição vocal. Procure ajuda! Procure um Terapeuta da Fala.
Comentários
Enviar um comentário